Thesis defended in the BIGCLOUD project in 2018.

1. Helder May Nunes da Silva Oliveira. Proteção em Redes Ópticas Elásticas com Multiplexação Espacial. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Instituto de Computação – UNICAMP. Orientador: Nelson Luis Saldanha da Fonseca.

2. João do Monte Duarte. Mobility Support in Vehicular Named-Data Networking. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Instituto de Computação – UNICAMP.  Orientador: Leandro Aparecido Villas.

3. Gustavo Miotto. NFV-PEAR: Posicionamento e Encadeamento Adaptativo de
Funções Virtuais de Rede. 2018. Dissertacão (Mestrado em Ciência da Computação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciano Paschoal Gaspary.

4. Marcelo Luizelli. Scalable Cost-Efficient Placement and Chaining of Virtual Network Functions. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciano Paschoal Gaspary.

5. Monteiro A. O. Sensoriamento Participativo com Descrição Adaptativa das Taxas de Amostragem e Consistência dos Dados. Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica, PEE/COPPE/UFRJ, 2018.

6. Lima, J. L. – Minimização da latência no posicionamento de funções em cloud RANs. Dissertação de Mestrado em Engenharia Eletrônica, PEL/UERJ, 2018.

Project of course defended.

1. Fonseca, J. P. S. – Monitoramento Hospitalar para Avaliação de Pacientes. Projeto Final de Graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação, DEL/Poli/UFRJ, 2018.

2. Albuquerque, R. D. – Um Sistema de Sensoriamento Remoto para Auxílio à Operação do Maglev-Cobra. Projeto Final de Graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação, DEL/Poli/UFRJ, 2018.